O QUE É ESCOTISMO
“Uma escola de cidadania através das atividades da vida mateira”.
(Lorde Baden Powell).

O Escotismo é um Movimento de educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo fundados Baden-Powell e adotado pela UEB.

Objetivo

O Objetivo do Movimento Escoteiro, como força educativa, é complementar a formação que cada criança ou jovem recebe de sua família, de sua escola e de seu credo religioso, e de nenhum modo deve substituir essas instituições.

Propósito do Escotismo

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades Físicas, Afetivas, Caráter, Espirituais, Intelectuais e Sociais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

Princípios do Escotismo

Os Princípios do Escotismo são definidos na sua Promessa e Lei Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do jovem.

Dever para com Deus – Adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais.

Dever para com o Próximo – Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente.

Dever para consigo mesmo – Responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.

O Escotismo está dividido em ramos:

Lobinho (a)     de 7 a 11 anos
Escoteiros (a)    de 11 a 15 anos
Sênior (Guia)   de 15 a 18 anos
Pioneiro (a)  de 18 a 21 anos
Escotistas de 22 em diante.

Promessa Escoteira

A Promessa Escoteira, prestada por todos na cerimônia correspondente, e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:

“Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira”

Lei Escoteira

1- O escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais que a sua própria vida.
2- O escoteiro é leal
3- O escoteiro está sempre alerta para ajudar ao próximo e pratica diariamente uma boa ação
4- O escoteiro é amigo de todos e irmãos dos demais escoteiros
5- O escoteiro é cortês
6- O escoteiro é bom para os animais e as plantas
7- O escoteiro é obediente e disciplinado
8- O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades
9- O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio
10- O escoteiro é limpo de corpo e alma.

Promessa Lobinho

"Prometo fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e a minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Fazer todos os dias uma boa ação."

Leis Lobinho

1 - O Lobinho ouve sempre os velhos lobos.
2 - O Lobinho pensa primeiro nos outros. 
3 - O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
4 - O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
5 - O Lobinho diz sempre a verdade.

Método Escoteiro

O Método Escoteiro, com aplicação eficaz planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos: Aceitação da Lei e Promessa, Aprender Fazendo, Vida em Equipe, Atividades Progressivas Atraentes e Variadas, Desenvolvimento pessoal com orientação individual.

A Flor de Liz

 

 
 

Copyright © 2012 - GE 098° Jaguaretê - Campinas - SP. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: MsJ Produções Artísticas